OLHAR BOM DE BOLA   14 MIN   ENG on VimeoO francês Christophe Simon, fotógrafo da Agence France Presse, mora no Rio de Janeiro há alguns anos cobrindo algumas reportagens sobre o país e, especialmente, sobre o processo de pacificação das favelas. Conforme ele cobria os eventos nas comunidades mais pobres, ele percebia o quanto as crianças ficavam interessadas em seu trabalho como fótografo. Até que Christophe teve uma ótima ideia: Por que não mostrar o Brasil e a paixão dos brasileiros pelo futebol sob a ótica das crianças?

Um dos locais no Rio onde Christophe Simon atua é a Cidade de Deus, grande comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro e, juntamente com Nadine Gonzalez, diretora da Casa da Geração, e Tony Barros, fotógrafo da Cidade de Deus, criaram um workshop onde ensinariam o básico de fotografia para as crianças e elas seriam responsáveis por tirar fotos relacionadas com o cotidiano do local, mas dando ênfase no esporte mais popular do país e do mundo.

O resultado é um espetacular trabalho que acabou sendo registrado pelas câmeras do diretor Vincent Rimbaux, que criou um pequeno documentário de 14 minutos, imperdível para quem quer conhecer melhor o nosso país e entender como o futebol e o esporte são importantes para as pessoas menos privilegiadas do Brasil.

As fotos são surpreendentes e ficarão registradas “na pedra”, como o próprio Christophe Simon define, em um momento muito importante para o país, que sediará não só a Copa do Mundo neste ano, como, daqui há dois anos, os Jogos Olímpicos.

Vamos ficar na torcida para que mais trabalhos e projetos como este sejam mais frequentes no nosso país.