Camisa Itália

Camisa da Itália usada na Euro 2004

Camisa da Itália utilizada na Euro 2004

Esta linda camisa azul foi utilizada pelos italianos durante a disputa da Euro 2004, competição realizada em Portugal. A seleção italiana era a atual vice-campeã européia e a expectativa sobre o time era grande, já que o elenco tinha nomes como Francesco Totti, Andrea Pirlo e Alessandro Del Piero.

A Itália caiu no grupo C, juntamente com Bulgária, Suécia e Dinamarca. Na sua estréia na competição no dia 14 de junho de 2004, os italianos empataram em 0 a 0 com a seleção dinamarquesa. A Itália disputou este jogo com a sua camisa número 2 branca, camisa esta também já tradicional em competições oficiais. Quatro dias depois, os italianos enfrentaram outro time escandinavo: a Suécia. Foi a estréia desta camisa azul italiana. E mais uma vez, os italianos conseguiram apenas um empate: 1 a 1, gols de Cassano pela Itália e Ibrahimovic pela Suécia.

O time dirigido por Giovanni Trapattoni chegou pressionado na sua última partida da fase de grupos contra a Bulgária. Os italianos precisavam vencer os búlgaros por qualquer placar e torcer para que houvesse um vencedor na partida entre Suécia e Dinamarca, partida que seria disputada simultaneamente. Petrov abriu o placar para a Bulgária, complicando ainda mais as pretensões italianas de seguir na competição. Mas a Itália conseguiu a virada de forma dramática: Perrotta empatou aos 3 minutos do segundo tempo e Cassano virou aos 49 minutos.

Na outra partida do grupo, a Dinamarca vencia a Suécia até os 44 minutos do segundo tempo, quando Jonson empatou para os suecos, classificando sua seleção e eliminando a Itália.