“World Cup 1930 – 2010″

worldcup2010O livro “World Cup 1930 – 2010″ do artista argentino German Aczel é um prato cheio para quem gosta de futebol e desenho. Nas 224 páginas de seu livro, German conta a história das Copas do Mundo, desde a primeira em 1930 realizada no Uruguai, até a de 2006 disputada na Alemanha, através de caricaturas acompanhadas de pequenos textos. Para a Copa de 2010, German apenas mostra jogadores candidatos à protagonistas, como Cristiano Ronaldo, Fernando Torres, Messi e Kaká.

Em cada Mundial, German nos brinda com maravilhosas caricaturas dos principais lances do evento, desde a festa dos torcedores, passando por desenhos táticos de gols e jogadas, chegando aos momentos inesquecíveis do torneio.

Mesmo o leitor que não gosta e nem acompanha futebol, irá se deliciar com as brilhantes caricaturas do artista argentino. E para quem gosta do esporte mais popular do mundo, o livro se torna uma obra obrigatória, que conta esta história das Copas de forma única.

Para reproduzir os lances dos primeiros mundiais, principalmente os de 1930, 1934 e 1938, German teve a sensibilidade de fazer seus desenhos em preto e branco, na sua maioria, nos trazendo a sensação de nostalgia.

Lances como os dribles de Garrincha na Copa de 1962, a comemoração de Pelé e Jairzinho no primeiro gol do Brasil contra a Itália na Copa de 1970, o fantástico gol de Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986, obras de arte do esporte que são imortalizadas através do lápis e do indiscutível talento do desenhista.

German, um fanático por futebol, não esqueceu também de momentos polêmicos que aconteceram durante as 18 inesquecíveis Copas. A cabeçada de Zidane em Materazzi na final da Copa de 2006, o momento que Roberto Baggio desperdiça o último pênalti na disputa da final da Copa de 1994, dando ao Brasil seu quarto título mundial, e o gol de mão de Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986 também estão lá.

Todos estes lances capitais, e que transformaram cada Copa do Mundo em uma história única, repleta de alegrias e dramas, podem ser apreciados nesta obra diferente de tudo que já foi publicado de futebol.

Como o próprio argentino disse, “este livro é de um fanático por futebol para outros”.

Link para o site de German Aczel: http://germanaczel.com/

Para comprar: Amazon e Livraria Cultura